sábado, 16 de janeiro de 2010

- Liberdade

Uma das coisas que nos diferenciam dos outros animais é, certamente, a capacidade de fazer nossas próprias escolhas, e acreditar nelas, acima de tudo e com toda a certeza.
Desde que nascemos, um dom cresceu junto de nós...um dom chamado liberdade, capaz denos fazer crescer, ser independentes e, posteriormente, termos nossas vidas sem dever nada a ninguém. O interessante é que a vida nos dá a liberdade, mas não nos ensina a manuseá-la; digo, até, que a vida nos dá apenas saberdoria, não um manual de instruções titulado "Liberdade, guia prático".
Ser liberto é ser livre pra poder pensar, agir, fazer e acontecer como você bem entender. Sinto-lhes dizer, caros leitores, que eu só provei o gosto da liberdade agora, com 19 anos...e foi uma colher de chá, apenas. Durante toda a minha enigmática vida (me perdoem pela falta de um adjetivo melhor pra classifica-la), eu sempre fui preso, de alguma forma, a alguma coisa. Sempre preso aos outros, à opnião alheio "o que será que vão pensar de mim se eu fizer isso?". Bobagem? É, a maioria das pessoas diria que sim e me julgaria por isso, mas, essas mesmas pessoas devem ser hipócritas pq, acredito eu, que a maioria delas diz ser errado, mas se questiona da mesma forma... Também fui preso à minha família...à minha mãe principalmente, sempre tentando provar que eu era bom o suficiente pra ela gostar de mim com todos os meus defeitos, mas nunca sendo de fato (ao menos pra ela).
É meio confuso alguém que nunca foi livre falar sobre liberdade, mas devo advertir-lhes que, só quem conhece sua própria prisão é capaz de entender o que realmente é ser livre.
Mais uma coisa: ser livre é diferente de querer provar ao mundo que você é capaz, cuidado.
Assim, termino esse post com uma lamentavel afirmação: embora diferentes e (teoricamente) superiores aos outros animais, gatos e cavalos são mais livres do que nós, seres-humanos.
Boa semana!

Nenhum comentário: